INTERSINDICAL DOS TRABALHADORES EM DEFESA DE MAIS MÉDICOS ESPECIALISTAS EM JARAGUÁ DO SUL

postado em: Notícias | 0
Os Sindicatos dos Trabalhadores de Jaraguá do Sul e Região reunidos em torno da Intersindical, abaixo-nominados, manifestam profunda preocupação e o mais absoluto repúdio, diante de boatos de que o Município estaria abrindo mão da oferta de mais três médicos especialistas na área da Oncologia para atuarem no Hospital e Maternidade São José. Recentemente, o município foi contemplado pelo projeto Mais Médicos Especialistas do Governo Federal, com a disponibilidade de dois médicos cirurgiões e um médico especialista em exames, para a área da Oncologia, conforme anúncio feito pela deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC).
O Programa Agora tem Especialistas do Governo Federal visa aprimorar médicos especialistas em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da integração ensino-serviço. Conforme a página eletrônica do Ministério da Saúde (www.gov.br/saude), “o novo componente do Programa Mais Médicos também busca ampliar o acesso da população à atenção especializada no SUS, promovendo a formação, fixação e atuação qualificada de médicos especialistas em regiões com maior vulnerabilidade social”…, “com foco na redução do tempo de espera por atendimento especializado e aumento da resolutividade dos serviços de saúde, contribuindo para ampliar o acesso e a qualidade da atenção especializada em todo o território nacional”.
O São José é hoje um Hospital Referência em diversas áreas, como Cardiologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Transplantes, Urgência e Emergência Adulto, além da Oncologia. E isso, não somente para pacientes da microrregião do Vale do Itapocu, como também para as regiões Nordeste e Planalto Norte catarinense. Na área da Oncologia, os serviços englobam as áreas clínica, cirúrgica, quimioterapia e radioterapia (www.hsaojose.com). No entanto, a carência de profissionais especialistas para atuarem no hospital, especificamente no atendimento voltado a pacientes do Sistema Único de Saúde é um dos maiores problemas enfrentados pelo Município.
Recentemente, o Hospital São José recebeu do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, um acelerador linear, equipamento fundamental na realização de tratamentos em radioterapia. Agora, recebe o anúncio da designação de três profissionais da Medicina especialistas na área da Oncologia, beneficiando pacientes de diversos municípios catarinenses. A nossa comunidade anseia por um atendimento rápido, humanizado e especializado e não será por uma questão de ranço político, por causa do corporativismo ou qualquer outro motivo que tamanhas conquistas serão descartadas.